Agência PARLASUL (23/11/2023). Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, a partir das 11 horas, será realizada a XC Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar uruguaio Mario Colman, no edifício MERCOSUL, em Montevidéu.
Destacando-se na agenda, Philip Fox-Drummond Gough, Diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Itamaraty, apresentará um relatório detalhado ao Plenário sobre o estado atual das negociações do Acordo UE-MERCOSUL. Esta apresentação pela Presidência Pro tempore brasileira no MERCOSUL está prevista dentro das competências estabelecidas pelo Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL.
Além disso, um representante do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) compartilhará a Declaração aprovada durante o VI Encontro Internacional do PJM, realizado em Buenos Aires no mês de outubro passado. Este documento contém propostas educacionais focadas em fortalecer a integração regional no MERCOSUL.
Da mesma forma, esta Sessão será marcada pela despedida da atual Delegação Argentina, liderada pela Parlamentar Cecilia Britto, após a realização das eleições gerais na República Argentina, onde os Parlamentares do MERCOSUL foram eleitos diretamente para o período 2023-2027.
Por outro lado, entre as propostas destacadas na Ordem do Dia, estão duas Propostas de Declaração referentes às Ilhas Malvinas, uma que repudia o deslocamento de armas nucleares por parte do Governo da Grã-Bretanha durante o conflito do Atlântico Sul conhecido como Guerra das Malvinas, que ocorreu em 1982; e outra que repudia a eleição ilegítima de autoridades realizada nas Ilhas Malvinas pelo Governo Britânico e habitantes do arquipélago.
Da mesma forma, antes da Sessão Plenária, se reunirão as Comissões Permanentes do PARLASUL, que discutirão temas referentes ao trabalho, infraestrutura, assuntos econômicos, jurídicos, desenvolvimento sustentável e sobre o acompanhamento do acordo UE-MERCOSUL.
Transmissão ao vivo
A sessão do Parlamento do MERCOSUL será transmitida ao vivo simultaneamente através do Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.