Os quatro ex-congressistas colombianos Gloria Polanco de Lozada, Orlando Beltrán Cuellar, Luis Eladio Pérez e Jorge Eduardo Gechém Turbay foram libertados nesta quarta-feira (27/02) pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, após uma operação combinada com a Cruz Vermelha Internacional e o governo da República Bolivariana da Venezuela.
Pese a liberação dos quatro colombianos, as FARC anunciaram que não libertarão mais reféns, antes que o governo de Álvaro Uribe aceite desmilitarizar os povoados de Florida e Pradera, na região do Vale de Cauca, na Colômbia.
As Farc destacaram que a libertação “é a conquista da persistência humanitária e da sincera preocupação com a paz da Colômbia” do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e da senadora opositora colombiana Piedad Córdoba.
“Agora deve continuar a desmilitarização de Pradera e Florida por 45 dias, com presença guerrilheira e da comunidade internacional como fiadores para pactuar com o governo (colombiano) nesse espaço a libertação dos guerrilheiros e dos prisioneiros de guerra”.
No Parlamento do Mercosul, o Vice-presidente parlamentar Dr. Rosinha (PT-Brasil) destacou que “com essas liberações as FARCs dão mais uma demonstração de vontade de negociar. Agora esperamos o mesmo de Uribe."
Parlamento do MERCOSUR aprovou em novembro declaração a favor do Acordo humanitário
O Parlamento do Mercosul aprovou na VII Sessão Ordinária, realizada em novembro de 2007, uma Declaração de respaldo as gestões de um acordo humanitário na República da Colômbia, impulsada pelo presidente da Venezuela Hugo Chávez.
No texto da declaração, o Parlamento expressou “ seu pleno respaldo al Acordo Humanitário na irmã República da Colômbia, para a liberdade dos seqüestrados e prisioneiros em mãos das FARC e das autoridades desse país, respectivamente”.
E conclui, brindando “o mais amplio apoio às gestões de mediação do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frias e à facilitação da Senadora colombiana Piedad Córdoba, no sentido de lograr a adoção e materialização de tão importante Acordo Humanitário”.
Redação: Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais
(Com informações do UOL News e Mercosur Notícias)