No próximo 28 e 29 de abril de 2008 se realizará na cidade de Montevidéu a IX Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL. Os Parlamentares representantes dos países membros e convidados chegarão à capital uruguaia onde os espera uma nutrida agenda.
Na IX Sessão do Parlamento do MERCOSUL se tratará, entre outros assuntos, uma proposta de disposição para o combate de crimes informáticos e cibernéticos. Esta proposta, pertence ao parlamentar Eduardo Azeredo, suplente da Parlamentar Marisa Serrano, sugere que os parlamentos dos países membros do bloco adotem um marco legal comum para o combate aos crimes informáticos e cibernéticos.
Além disso, se somará a discussão parlamentar uma proposta de declaração de interesse para o PARLASUL sobre a continuidade de iniciativas dos governos estaduais de Argentina e Brasil a realização de encontros regionais como o “Primeiro Encontro Inter-Regional dos Governos do Noroeste Argentino e do Nordeste Brasileiro”.
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL eleva à Sessão Plenária um projeto de declaração referente à adesão à conformação de uma Frente de Parlamentares do MERCOSUL pelos Direitos das Pessoas com Incapacidade na Região. Junto a este projeto de declaração ingressará à Sessão Plenária um relatório ampliado que detalha as atividades e assuntos entrados a dita comissão durante o ano passado.
Outro ponto que se submeterá a votação é o apoio do Parlamento do MERCOSUL a cinco cubanos detidos em Miami e a exigência à justiça Norte americana de um novo processo judicial.
A IX Sessão Plenária receberá ao Chanceler da República Argentina Jorge Taiana que fará um informe do estado da situação correspondente à Presidência Pro Tempore do MERCOSUL em conformidade com o estipulado no artigo 4 inciso 7 do Protocolo Constitutivo do MERCOSUL.