Proposta do Parlamentar Aloizio Mercadante gera debate no PARLASUL

Durante a sessão desta segunda-feira, 28 de abril, o Parlamentar brasileiro Aloizio Mercadante propôs incorporar à Ordem do Dia, um projeto de declaração que gerou um produtivo diálogo na IX Sessão Plenária do PARLASUL realizada em Montevidéu.

O Projeto propõe o apoio à produção dos bio-combustíveis no âmbito do bloco, destacando a importância dos mesmos na luta contra o aquecimento global e o estímulo no desenvolvimento e a geração de emprego e renda. Este ponto foi um dos que gerou o diálogo. Neste sentido, alguns parlamentares argentinos entenderam que essa declaração não refletia a realidade de todo o bloco.  O parlamentar argentino West mencionou que a realidade Argentina, no concernente à matriz energética de bio-combustíveis, difere da brasileira. No obstante comparte com o parlamentar Mercadante que o Bloco não pode estar alheio a esta situação. Também coincide com essa posição o Parlamentar uruguaio Lorier, quem põe ênfase na necessidade de que este tema seja estudado em profundidade.

Nos fundamentos de seu projeto, o Parlamentar Mercadante destaca que o atual aumento do preço internacional dos alimentos deve-se ao incremento da demanda ocasionada pela crescente urbanização de países como China e Índia. Somando a isto, argumenta o Parlamentar Brasileiro, incrementa-se a destruição ou retração da agricultura familiar em muitos países em desenvolvimento. Além do mais faz referencia aos 400 bilhões de dólares ao ano em subsídios que distorcem o mercado agrícola mundial e agregam insegurança alimentar nos países importadores de alimentos e em especial aos países pobres.  

Logo do frutífero diálogo gerado, resolveu-se enviar o projeto de declaração à Comissão a fim de lhe dar um tratamento pormenorizado. Neste sentido, os Parlamentares manifestaram a necessidade de realizar um estudo mais profundo numa questão considerada de alta importância pelos membros do bloco.