Presidente do Parlamento do MERCOSUL participou da V Cumbre de Chefes de Estados e Governos da América Latina, Caribe e União Européia

O Presidente do Parlamento do MERCOSUL Dr. José Pampuro participou como convidado especial da V Cumbre de Chefes de Estado e Governos da América Latina, Caribe e União Européia, realizada na cidade de Lima (Peru) no último dia 16 de maio de 2008.
O evento surgiu da associação estratégica bi-regional União Européia – América Latina e Caribe, estabelecida a partir da Cumbre do Rio do ano 1999, com o objetivo de reforçar o diálogo político, a cooperação e a liberalização comercial entre os países membros.
Neste sentido, a V Cumbre ALC-UE de Lima teve como lema “Respondendo Juntos às Prioridades de Nossos Povos” centrando as atividades em duas áreas temáticas que constituem uma urgência para as duas regiões: “Pobreza, desigualdade e inclusão” e “Desenvolvimento sustentável: meio ambiente, mudança climática e energia”.
Sobre o assunto, o parlamentar Pampuro avaliou o resultado das equipes de trabalho e as conclusões obtidas, e destacou a participação do Parlamento do MERCOSUL nesta instância que aponta a definir e acordar políticas, entre ambos blocos, para a melhora da qualidade de vida dos povos, e respeito ao meio ambiente e o escoramento do crescimento sustentável.
Pampuro realizou diversas reuniões com autoridades de outros Parlamentos de integração dentre os quais se destacam: Hans Pottering, presidente do Parlamento Europeu, Ivonne Baki, presidenta do Parlamento Andino, e José Ignacio Salafranca, Co-presidente da Assembléia Parlamentaria EUROLAT.
Em referência a esses encontros, o presidente do Parlamento do MERCOSUL disse que foram conversados temas fundamentais para os blocos e que foi acordado estabelecer vínculos concretos de cooperação institucional para consolidar o rol dos Parlamentos nas políticas regionais.
“Os Parlamentos regionais, desde seus lugares, devem participar ativamente nas ações e medidas que se definam a nível regional já que são os órgãos por excelência da representação cidadã e da diversidade ideológica e social de nossos povos” destacou Pampuro.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Parlamento do MERCOSUL.