A declaração de firme apoio do Parlamento do MERCOSUL ao “Referendum Revogatório” convocado, para o próximo 10 de agosto de 2008, pelas autoridades da Republica da Bolívia foi aprovada nesta segunda-feira, 28 de julho de 2008, na XI Sessão Plenária do PARLASUL.
No documento o parlamento declara que pedirá a Mesa Diretora a conformação de uma delegação de parlamentares para serem observadores representantes do PARLASUL durante a realização do Referendum.
A proposta foi apresentada pelo parlamentar paraguaio Héctor Lacognata e recebeu três votos contras e uma abstenção.
Presidente do PARLASUL co-presidirá missão de observadores na Bolívia
A Presidência Pro-Tempore Brasileira no MERCOSUL indicou, na ultima terça-feira 22 de julho de 2008, o nome do Presidente do Parlamento do MERCOSUL Dr. Rosinha para co-presidir, junto com o presidente da Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUL (CRPM) Carlos Chacho Álvarez, as atividades da missão ad hoc de observadores eleitorais do MERCOSUL ao “Referendum Revogatório de Mandatos” na Bolívia, que acontecerá no próximo dia 10 de agosto.
Essa missão foi criada na XXXV Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, realizada em San Miguel de Tucumán (Argentina) a pedido do presidente boliviano Evo Morales. Na ocasião esteve presente o presidente brasileiro do PARLASUL Dr. Rosinha, que imediatamente apresentou o interesse do Parlamento em participar.
Situação da Bolívia já foi tema de debate no Parlamento do MERCOSUL
No dia 18 de dezembro de 2007 o Parlamento do MERCOSUL decidiu, em Montevidéu, declarar “firme apoio” ao regime institucional da República da Bolívia, “incluindo o reconhecimento e a estabilidade das autoridades e dos organismos eleitos pelo povo boliviano”. A declaração pede que se promova um diálogo entre as forças políticas do país, “de tal maneira a garantir a definitiva pacificação do povo boliviano”.
(Foto: Mauricio Rinaldi)