Durante a XII Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL realizada em Montevidéu em 18 de agosto de 2008 se analisou e aprovou uma proposta de declaração, apresentada pelo parlamentar brasileiro Eduardo Azeredo.
A proposta de declaração expressou a congratulação do Legislativo Regional pelos fatos ocorridos na República de Colômbia, que culminaram com a liberação de Ingrid Bentancourt e outros reféns.
A declaração destacou que a operação que liberou os reféns foi levada a cabo sem derramamento de sangue.
No obstante, o PARLASUL lamenta que ainda exista um número significativo de reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC-.
Do mesmo modo, reafirma o papel do Parlamento do MERCOSUL como concerto dos legislativos das nações democráticas da América do Sul.
A proposta apresentada por Azeredo e que o PARLASUL fez própria, finaliza expressando seu desejo de que Colômbia se reencontre definitivamente com seu grande destino de nação com coesão social, desenvolvimento econômico e harmonia política.
Dita proposta do parlamentar brasileiro contou com o apoio de parlamentares de todos os países membros do bloco y foi aprovada sem votos em contra.
Foto: Moreira Mariz