Parlamento do MERCOSUL e a Reunião Especializada de Cooperativas realizaram importante Seminário.

Realizou-se entre o Parlamento do MERCOSUL e a Reunião Especializada de Cooperativas o Seminário: “As Cooperativas, instrumentos para construir integração. Harmonização legal, o Estatuto Cooperativo e a Recomendação 193 da OIT”.

As boas-vindas estiveram a cargo de Juan José Sarochu, Presidente da Comissão Honorária de Cooperativas.

Logo o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Dr. Rosinha fez uso da palavra. Reconnheceu o trabalho importante que realizam as cooperativas a respeito da cultura da integração. Rosinha acrescentou que vivemos tempos difíceis e que a crise internacional fará algum dano na região, e para enfrentar isto, a integração se torna importante e la integração em cooperativas muito mais, sentenciou Dr. Rosinha.

Pablo Roberto da Silva, (PPT RECM- Brasil) concordando com o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, assegurou que as cooperativas tem uma importância vital para promover a inclusão social, e assim reduzir o impacto da crise.

A parlamentar Mabel Müller, Presidenta da Comissão de Trabalho Políticas de Emprego, Segurança Social e Economia Social do Parlamento do MERCOSUL destacou o aporte das cooperativas como impulsores da geração de emprego, e destacou o importante que será ter nos primeiros meses de 2009 aprovados os Estatutos de Cooperativas do MERCOSUL.

Esta atividade termina um trabalho conjunto de ambas as instituições iniciado no ano de 2002 pela CPC e a RECM, com o objetivo de expor os aportes do cooperativismo ao processo de integração regional e a necessidade de gerar políticas públicas adequadas a sua natureza diferenciada no âmbito nacional e regional.

Também expuseram no evento os Parlamentares Valdir Colato, Roberto Conde, Juan Bentancor e Héctor Lacognata. Eles destacaram o importante de fomentar as cooperativas.

Segundo Lacognata, é fundamental que as cooperativas ponham as pessoas à frente do lucro econômico. O Parlamentar uruguaio Roberto Conde, foi categórico a assegurar que “Sem integração não ha desenvolvimento, e sem economia social e cooperativismo tampouco”.

A jornada esteve marcada pela presença da Ministra de Desenvolvimento Social, Marina Arismendi e o Ministro de Trabalho Eduardo Bonomi, ambos do Uruguai. Que congratularam pela realização de tão importante Seminário.

Arismendi reconheceu o plano estratégico de políticas sociais, assinado e elaborado por todos os Ministros de Desenvolvimento Social da Sul-América.

Bonomi, por sua parte recordou a importância das cooperativas, pois a maioria delas é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento.

A Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, a Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social do Parlamento do MERCOSUL, e a Reunião Especializada de Cooperativas tem pela frente uma nova etapa de desafios, tanto em relação à proposta de Estatuto como a atualização do estado de situação da internalização da Recomendação 193 de OIT (PROMOÇÃO DE COOPERATIVAS) de 2002.

O Seminário de referencia constitui uma abertura comprometida da nova etapa, assim como o encerramento de uma fase de coordenação muito efetiva onde sempre se atuou com a visão de um MERCOSUL mais profundo e ao serviço das necessidades dos povos, assegurou Bonomi.

Desta forma foi encerrado este importante evento.