Parlamentar West aspira a Representação Cidadã.

Durante a XVI Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, realizada nos dias 16 e 17 de março em Montevidéu, Uruguai, o parlamentar argentino Mariano West debateu acerca a Representação Cidadã para este Parlamento.

O parlamentar afirmou a necessidade da consolidação do Parlamento do MERCOSUL, com a implementação de um critério de representação cidadã; a ampliação e consolidação das competências do Parlamento; a vigência dos mecanismos de consulta; os acordos de critério de contribuição para o orçamento do Parlamento de acordo com a contribuição dos Estados; uma agenda de trabalho com o Foro Permanente das Cortes Supremas e designar, com urgência, as novas atribuições ao Tribunal Permanente de Revisão.

De acordo com West, o marco da consolidação do Parlamento, no mesmo momento da crise mundial, é propício, pois é neste momento que deve se enfrentar a crise com uma maior integração, unindo-se para se proteger dos mais grandes, sendo mais solidários, defendendo desta forma, a ampliação do comércio entre os Estados Partes do bloco.

Ressaltou também, a necessidade de refletirmos sobre o que ocorreu na década de 30, para que não ocorra o mesmo com as nossas nações, reafirmando a necessidade, principalmente neste momento, de mais solidariedade e maior integração entre as nações frente à crise.

Concluiu, expressando sua opinião sobre a adesão plena da Venezuela ao bloco, para que se possa enfrentar com mais força este momento e proporcionar uma maior consolidação ao Parlamento do MERCOSUL.